SOBRE O IV SEMAP (Seminário de Pedagogia do PARFOR)

Histórico

O Seminário de Pedagogia do PARFOR (SEMAP) é um evento de caráter científico, criado no ano de 2015, como forma de socializar as atividades desenvolvidas no componente curricular Seminário Temático I, ministrado no 5º período do curso de Pedagogia, pelo PARFOR/CAMEAM/UERN. Idealizado e organizado pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, na ocasião, professora responsável pelo referido componente curricular, o objetivo do evento foi proporcionar aos alunos do curso de Pedagogia/PARFOR/UERN/CAMEAM o “vivenciar situações pedagógicas do ensinar e aprender que envolvam pesquisa e a divulgação científica e inovação tecnológica”. O I SEMAP foi realizado no dia 20 de março de 2015 com o tema: Seminário de divulgação cientifica “ensinar-aprender com pesquisa e novas tecnologias”.

A segunda edição do SEMAP foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, seguindo a mesma lógica e do I SEMAP, mas desta vez, realizado no componente curricular Seminário Temático II, no 6º período do curso de Pedagogia, em articulação com o componente curricular Estágio Supervisionado II. O II SEMAP teve como tema: “O Estágio Supervisionado: escola, universidade e sociedade”.

O terceiro SEMAP, com o tema: Entre “baús e chaves”: leitura, mediação e produção literária, foi realizado nos dias 21 e 22 de julho de 2017, em parceria com o PIBID do Curso de pedagogia/CAMEAM. Nessa terceira edição, foram socializadas as atividades desenvolvidas nos componentes curriculares: Práticas Pedagógicas Programadas I e Estudos Acadêmicos Introdutórios II.

A quarta edição do SEMAP será realizada como atividade do componente curricular Seminário Temático I, com o tema “Relatos de Experiências, Vivências e Pesquisa na Educação Infantil”, dentro da programação do X FIPED, a ser realizado de 27 a 30 de novembro de 2018, em Pau dos Ferros-RN.

Justificativa

O IV Seminário de Pedagogia do PARFOR deverá ser um dos protagonistas do X Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), sendo uma programação que integrará o evento. Esta ação possibilitará os alunos do Curso de Pedagogia do PARFOR a partilharem suas experiências acadêmicas internacionalmente, bem como poderem construir possibilidades de produção científica a serem apresentadas na modalidade de comunicação oral nos diferentes grupos de trabalhos do evento, além de desenvolverem atividades diferenciadas na coordenação do evento.

Nessa quarta edição, o SEMAP extrapola os limites de interação dos (a) alunos (a) por meio de sua inserção na programação do X FIPED, uma vez que o (a) aluno (a) do PARFOR passará a dialogar com estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores nacionais e internacionais sobre temas diversos que permeiam a formação e prática em pesquisa do pedagogo.

Considerando que o PARFOR possui adota a política de estímulo e valorização do/a professor/a da educação básica o fomento à formação inicial e continuada, no sentido da promoção de melhoria qualitativa no sistema educacional brasileiro, acreditamos que o IV SEMAP, como parte integrante do X FIPED, representa a possibilidade de ofertar aos graduandos/as, e aos/as professores/as da Educação Básica de uma região carente de eventos dessa natureza, a oportunidade de conhecer novas experiências de ensino, pesquisa e extensão, especialmente pela reputação que o FIPED tem construído quanto ao seu papel integrador como rede de conhecimentos.

Objetivos

  • Estimular o/a aluno/a do PARFOR a apresentar sua produção acadêmica no Evento Internacional de Pedagogia/FIPED, na modalidade de comunicação oral;
  • Permitir que o IV SEMAP, através de sua inserção na programação do X FIPED, possa dialogar com práticas de pesquisas internacionais sobre temas que permeiam a formação do pedagogo;
  • Induzir o/a aluno/a do PARFOR a produzir artigo científico.

Programação

27/11/2018 (TERÇA-FEIRA) - MATUTINO
8h às 11h30min
  • Recepção e credenciamento
  • Atividades integradoras
  • Encontro interinstitucional entres os programas de IES brasileiras e estrangeiras
11h30min às 13h30min

INTERVALO PARA ALMOÇO

Trabalhos Científicos

Os trabalhos serão recebidos por formulário online até a meia-noite do 30 de Setembro de 2016 (horário de Brasília), impreterivelmente. Poderão ser submetidos nas modalidades comunicação oral ou pôster apenas na forma de Resumo Expandido. Confira no link Datas importantes os prazos de submissão do evento!

Os trabalhos deverão ser submetidos através da área do participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.

Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo está disponível no link Trabalhos Científicos.

Fique atento! O arquivo do Resumo Expandido deverá ser adicionado na plataforma de submissão. Saiba mais em Trabalhos Científicos.

Datas Importantes

Confira as datas importantes do evento! Não deixe de acompanhar as atualizações da página, seu e-mail cadastrado no sistema de inscrição e sua área de congressista.

  • Prazo máximo para fazer sua inscrição: 23 de novembro de 2018
  • Prazo máximo para efetuar o pagamento: 23 de novembro de 2018
  • Prazo máximo para submissão de trabalhos científicos: 23 de novembro de 2018
  • Prazo final para envio das correções dos trabalhos científicos: 23 de novembro de 2018
  • Divulgação final dos resultados de trabalhos: 23 de novembro de 2018
  • Abertura do evento: 23 de novembro de 2018
  • Encerramento do evento: 23 de novembro de 2018
  • Publicação online dos Certificados: 23 de novembro de 2018
  • Publicação online dos Anais: 23 de novembro de 2018

Local do evento

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Campus Avançado "Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM)
Site do Campus: http://pferros.uern.br
Telefone: (84) 3351-2560
Fax: (84) 3351 3909
Email: pferros@uern.br

Endereço
BR 405, KM 153
Bairro: Arizona – CEP: 59900-000
Pau dos Ferros-RN
Outras informações: http://www.ainpgp.org/

Faça parte do maior Fórum Internacional de Pedagogia da atualidade!