PROGRAMAÇÃO MESAS-REDONDAS

29/11/2018 (QUINTA-FEIRA)
09h00min às 11h30min
  • MESA REDONDA 1: Gestão de sistemas municipais de ensino, ensino médio e formação

    Proponentes: Prof. Dr. Afonso Nascimento - UFPA/CAMPUS ABAETETUBA, Profa Ms. Socorro Vasconcelos - SEDUC - PA, Profa Ma. Maria Bárbara da Costa Cardoso - SEMEC/ABAETETUBA – PA, Discente: Bruna Tenório Batista – Pedagogia/UFPA/Campus de Abaetetuba/PA

    EMENTA: A mesa tem como objetivos discutir os Sistemas Municipais de Ensino sua organização e gestão após a aprovação dos Planos Municipais de Educação, bem como, a influências das políticas de Ensino Médio nas escolas públicas nos municípios da Amazônia Paraense.

  • MESA REDONDA 2: As abordagens teóricas e a experiência de educação de jovens e adultos: o projeto escola Zé Peão e o projeto MOVA-Brasil.

    Proponentes: Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva, Profa. Ma. Lívia Sonalle do Nascimento Silva, Discente Paulo da Cruz Santana.

    EMENTA: As abordagens teóricas e a experiência de educação de jovens e adultos: o projeto escola Zé Peão e o projeto MOVA-Brasil.

  • MESA REDONDA 3: La investigación en el campo da la tecnologia al servicio de la democracia y la educación

    Proponentes: Profa Dra Sandra Meza - Universidade do Chile, Prof. Dr. Miguel Dias – UNILAB/Brasil,Prof. Dr. José Mário Aleluia - UFS Discente Orfa Noemi Gamboa Padilla

    EMENTA: Discutir as investigações no campo da tecnologia e da educação é o principal objetivo dessa mesa, que aborda experiências do Brasil, Chile e Portugal.

  • MESA REDONDA 4: As politicas educacionais nas cidades e nos campos da Amazônia paraense: contribuições aos processos educativos formais e técnicos

    Proponentes: Prof. Dr. Alexandre Cals e Souza – UFPA/ Abaetetuba, Profa Mnda Aline Gonçalves Batista da Silva – IFPA/Campus Abaetuba, Discente: Fellipe da Silva Paiva (UFPA)

    EMENTA: Apresentar e discutir pesquisas realizadas e em andamento sobre políticas educacionais nas cidades e nos campos da Amazônia paraense no sentido de contribuir para a reflexão da importância da formação do sujeito numa perspectiva Acadêmica, para a vida e para o mundo do trabalho.

  • MESA REDONDA 5: Formação e mediação leitora: o BALE e a Biblioteca Maria Carolina no processo de autoformação

    Proponentes: Prof. Dr. Ananias Agostinho da Silva (UFERSA), Profa. Dnda. Maria Gorete Paulo Torre (PPGL/UERN), Prof. Manuel António João Alfredo (Biblioteca Maria Carolina/Angola), Discente: Fabiana Gomes Filgueira (DL/CAP/UERN)

    EMENTA: A mesa propõe uma discussão reflexiva acerca da formação e mediação leitora em espaços escolares e não escolares, bem como, apresentar o Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE, especificamente, o BALE-FRUP e a Biblioteca Maria Carolina em Angola, refletindo sobre o processo de auto formação leitora nesses espaços.

  • MESA REDONDA 6: Letramentos e inclusão de pessoas com deficiência sensorial

    Proponentes: Profa Dra Adriana Sidralle Rolim-Moura – UFCG, Profa. Adriana Moreira De Souza Correa – UFCG, Discente: Elaine Cristina Silva Rolim – UFCG

    EMENTA: Família e escola como instituições de letramento. Letramento a partir das linguagens oral e escrita. Letramento familiar e escolar em relação de coexistência e complementaridade. Inclusão de pessoas com deficiência sensorial nos letramentos familiar e escolar: limites e possibilidades.

  • MESA REDONDA 7: Práticas pedagógicas em contexto de inclusão: resultados de pesquisas

    Proponentes: Profa Dra. Francisca Geny Lustosa – UFC, Profa Dnda Disneylandia Maria Ribeiro - UERN, Discente: João Filho de Queiros – Pedagogia/UERN

    EMENTA: A presente mesa-redonda relatará e discutirá resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFC. O objetivo principal é refletir sobre as possibilidades e os desafios das práticas pedagógicas em contexto de inclusão, por meio do diálogo com estudos que versam sobre o processo de escolarização de crianças com deficiência.

  • MESA REDONDA 8: A construção da democracia desde a escola

    Proponentes: Profa. Dra. Tânia Serra Azul Machado Bezerra – UECE, Prof. Dr. Pedro Francisco González - Universidade dos Açores - Portugal
, Prof. Dr. Marcelo Pultiniks Almeida Vieira – UFSM, Discente: Josivando Ferreira da Cruz – Pedagogia - UECE

    EMENTA: Reflexões sobre conceitos como o da auto formação cooperada e da organização social das aprendizagens, fulcrais nesta construção pedagógica do Movimento da Escola Moderna (MEM). Nesse sentido, o debate será a partir de uma autonomia, participação e expressão livre na pedagogia do MEM no cotidiano escolar. contextualização de princípios e de conceitos sobre a pedagogia e a formação.

  • MESA REDONDA 9: Experiências interculturais de Educação Indígena, Africana e Afro-brasileira na formação da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Redenção/CE/BRASIL

    Proponentes: Prof. Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco – UNILAB, Profa Dra Francisca Rosália Silva Menezes – UNILAB, Prof. Dr. Salvio Fernandes de Melo, Discente: Francisco Wallison Batista de Lima – UNILAB

    EMENTA: A História da Educação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB é inspirada pelos princípios da integração, cooperação e interculturalidade entre o Brasil e demais países falantes da língua portuguesa, especialmente os países africanos. Nascida como instituição brasileira de caráter transnacional, a UNILAB está inserida no contexto de internacionalização da educação superior no Brasil. Ao mesmo tempo, também atende à meta da interiorização, ao colaborar com processos educativos de regiões carentes de Instituições de Ensino Superior, como o Maciço do Baturité no Nordeste do Brasil.

  • MESA REDONDA 10: Estágio supervisionado como espaço de pesquisa e atitude interdisciplinar: implicações na formação docente

    Proponentes: Keutre Glaudia da Conceição Soares Bezerra – Coordenação, Profa. Dra. Maria da Paz Cavalcante, Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima - UECE, Profa. Doutoranda Francicleide Cesário de Oliveira – PPGL/UERN, Discente: Aparecida Suiane Batista Estevam – Pedagogia – UERN

    EMENTA: A pesquisa como componente do Estágio Supervisionado. Pesquisa e interdisciplinaridade na constituição do perfil profissional docente. O Estágio como possibilidade de aprendizagem da profissão docente e seu desenvolvimento no curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN. Objetiva discutir sobre a pesquisa, interdisciplinaridade e possibilidades de aprendizagem da profissão docente no Estágio Supervisionado. O aporte teórico, que fundamentará as falas dessa mesa-redonda, será constituído de Gatti (1999), Ghedin (2004), Luck (2003), Lima (2012), Fazenda (1993), Pimenta e Lima (2012), Santomé (1998), Stenhouse (1975), dentre outros.

  • MESA REDONDA 11: Os desafios dos instrumentos da política urbana

    Proponentes: Prof. Dr. Tamms Maria da Conceição Morais Campos – UFERSA, Profa. Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves – CAMEAM/UERN, Discente: Francisco Carlos Bezerra de Queiroz – Arquitetura/UFERSA

    EMENTA: Política urbana; sustentabilidade das cidades brasileiras; função social da cidade e da propriedade; Estatuto da Cidade; Artigos 182 e 183 da Constituição do Brasil de 1988; ordenamento físico territorial e municipalidade; Rio Grande do Norte. Objetivos: Principais discussões: Mesmo diante do aparato jurídico das leis e instrumentos da política urbana do Brasil, os nossos municípios ainda não tem a aplicabilidade efetiva dos mesmos, devido existir conflito entre a acelerada dinâmica de crescimento das nossas cidades e o processo burocrático de elaboração, revisão e/ou regularização das leis até que se chegue na aplicabilidade.

  • MESA REDONDA 12: Currículo na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas

    Proponentes: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão - UEPB/Campus Campina Grande, Profa Dra Maria da Conceição Costa – PPGE/UERN, Francisco Reginaldo Linhares - PPGE/UERN, Discente Leticia Letícia Bezerra França – UERN

    EMENTA: Discutir o currículo e as práticas pedagógicas na Educação Infantil é refletir quais as concepções educacionais que predominam nas propostas e ações pedagógicas nesse nível de educação, dada a importância da organização das atividades cotidianas das instituições infantis com vistas as especificidades da criança. Tais discussões corroboram para conhecermos a significação desse nível de educação e da postura dos/das educadores/as frente ao desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças, nessa fase, vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades de modo bastante peculiar, o que deve ser referência para ações pedagógicas, distanciando-se do modelo de cunho assistencialista, caracterizado por um atendimento restrito às concessões outrora defendidas pelos higienistas, ou pelo atendimento unicamente preparatório, referenciado na escolaridade posterior.

  • MESA REDONDA 13: A formação do pedagogo e o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Proponentes: Profa Mestra Maria Auricélia Gadelha Reges – UECE, Leonardo Cabo – UFPI, Discente: Aparecida Suiane Batista Estevam

    EMENTA: O Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O Ensino de Matemática e a formação do Pedagogo.

  • MESA REDONDA 14: 50 anos da Pedagogia do Oprimido: Como fazer emergir a teoria molhada da prática da vida?

    Proponentes: Simone Cabral Marinho dos Santos, Francisco Elieudo de Oliveira, Joyce de Sena Lima

    EMENTA: Há 50 anos, Paulo Freire, quando encontrava-se refugiado no Chile, publicava Pedagogia do Oprimido. Uma obra que é instrumento de colaboração política para mobilização e organização de sujeitos e grupos socialmente invisíveis. Até hoje, essa obra continua a ter um impacto mundial nos campos da educação, da política e da cultura. Essa mesa-redonda é resultado de seminários temáticos realizados na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para educação básica, ministrada no semestre letivo 2018.1, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da UERN/CAMEAM, em que fomos provocados a estender essa discussão para além da sala de aula. Propomos nessa mesa-redonda discutir a pedagogia freriana que se reinventa na dinâmica da realidade social, encontrando inspiração e renovação desde então. Uma pedagogia que se alimenta da transformação objetiva da condição de opressão e da ação dos sujeitos sociais sobre o mundo para transformá-lo. Isso implica o comunicar-se, essencialmente, o diálogo. O desafio para a educação é forjar a mudança com os oprimidos e não para eles, o que implica em autonomia, responsabilidade e uma entrega à práxis libertadora.

  • MESA REDONDA 15: A pesquisa no espaço escolar: relatos de experiências na pós-graduação

    Proponentes: Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro, Amanda Santos de Queiroz Oliveira Paiva (Profissional da Educação e Mestranda PPGE/UERN), Miqueias Virginio da Silva (Mestrando PPGE/UERN)

    EMENTA: A mesa tem por objetivo compartilhar as experiências vivenciadas e construídas na pós-graduação a partir das pesquisas desenvolvidas no espaço escolar. Assim, têm-se como principais discussões em sua ementa: discorrer sobre a importância da pesquisa no espaço escolar, bem como, as contribuições que a prática da pesquisa proporciona a formação do pesquisador. Também se volta para discutir sobre os desafios de se fazer pesquisa na escola no campo da pós-graduação, além da relação do pesquisador e sua trajetória com a prática da pesquisa no espaço escolar, enfatizando ainda as experiências e relatos sobre as potencialidades e dificuldades da pesquisa na escola pelo pós graduando.

PROGRAMAÇÃO MESAS DO SEMAP/PARFOR

30/11/2018 (SEXTA-FEIRA)
14h00min às 16h00min
  • MESA REDONDA : Os desafios da formação de professores no contexto do PARFOR

    Proponentes: Prof. Dra. Lorena Lins Damasceno (CAF/CAPES), Profa. Ma. Helena Perpetua de Aguiar Ferreira (Coordenadora Geral do PARFOR/UERN), Prof. Dr. Francisco Canindé da Silva (Coordenadora de Curso PARFOR/UERN)

    EMENTA: O PARFOR como política pública de formação de professores. O cenário da formação docente na realidade brasileira. A alta demanda para a qualificação docente. Os desafios da formação docente no PARFOR.

16h30min às 18h30min
  • MESA REDONDA : “Relatos de experiências, vivências e pesquisa na educação infantil”

    Coordenação:Profa Dra Ciclene Alves da Silva

    TEMAS E PALESTRANTES:

    • Ser professor da educação infantil: Profa. Ma. Helena Perpetua de Aguiar Ferreira (coordenadora geral do PARFOR/UERN)
    • Projetos de trabalho na educação infantil: uma possibilidade: Josenilda Pinheiro de Melo Oliveira (aluna do PARFOR Pedagogia)
    • Concepções e prática da educação infantil: Profa. Ma. Lívia Sonalle do Nascimento
    • Experiências escolares vividas por crianças do campo: Profa. Dra. Gilcelene Lélia Souza do Nascimento

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