HISTÓRICO

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

O Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) é um evento itinerante, promovido pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), criado em 2008, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros, Brasil,coordenado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio com as alunas Kaiza Alencar e Genaína Sátiro. Adotando um formato semelhante ao do Fórum Acadêmico de Letras (FALE), o FIPED foi concebido, incialmente, centrado no campo da pedagogia e formação de professores, tendo, posteriormente, no ano de 2009, em Portugal, ampliado seu escopo, de modo a contemplar as diversas áreas científicas comprometidas com a pedagogia como processo educativo no âmbito da formação dos estudantes de graduação.

Em sua concepção, o FIPED se organiza em três sessões, FIPED-Brasil e FIPED-Portugal, que ocorrem anualmente em cada um desses dois países, e FIPED Exterior (fora do eixo Brasil – Portugal), que passou a ocorrer, normalmente, a cada 2 anos. No histórico de eventos anteriores tendo passado por nove diferentes Estados(RN, PB, CE, PI, BA, RS, AM, MA e PA) e três regiões (NE, N e S); 7 edições em Portugal, na Universidade de Açores; e 08 edições da sessão FIPED Exterior, que percorreram cinco países – Portugal (2009), Costa Rica (2010), México (2011), Honduras (2013) e Cabo Verde (2015), cujo detalhamento pode ser visto neste link aqui Em seu conjunto, o FIPED já realizou edições em 6 diferentes países, situados geograficamente, na América do Sul, na América Central, na Europa e na África, indicando, assim, a dimensão intercontinental do evento e sua capacidade de inserção internacional como fórum capaz de agregar pesquisadores de diferentes núcleos de pesquisa do mundo comprometidos com o debate e trocas de experiências sobre a pesquisa na graduação. Na agenda de 2018, o FIPED já conta com a proposta de realização da 10ª edição no Brasil e de uma edição do FIPED Exterior no Chile.

No Brasil o evento contará com mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos distribuídos em Grupos de Trabalho (GTs), todos voltados para a Pesquisa, sendo estes representativos de diversos campos de investigação. Dessa forma, a organização do X FIPED enseja ser um evento profícuo para o debate sobre as questões educacionais com foco na formação do pesquisador. Assim, nossa perspectiva é a de encerrar esse evento comemorativo como um espaço de acolhimento e partilha de saberes.

Para maiores informações sobre o evento navegue em nosso site www.ainpgp.org/xfiped ou fale conosco pelo e-mail xfiped@gmail.com.

Faça parte do grande Fórum Internacional de Pedagogia da atualidade!