× Atenção! Vagas de monitoria esgotadas. Em breve divulgação da lista dos selecionados.

01

Da modalidade

Os trabalhos de comunicação oral devem ser submetidos por graduandos, profissionais e pesquisadores da educação em geral. Terão de apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento. Os trabalhos poderão ainda estar interligados às esferas do ensino ou da extensão e precisarão se relacionar as temáticas específicas, vinculadas aos GTs propostos no X FIPED.

02

Da autoria (autor/a e coautor/a) e do envio

Os trabalhos de comunicação oral poderão ser inscritos com até 4 (quatro) participantes, sendo um autor (a) e 3 (três) coautores (as), todos devidamente inscritos no evento, com o pagamento da taxa de inscrição efetivado. Cada participante poderá inscrever-se no máximo em 4 (quatro) trabalhos de comunicação, sendo 2 (dois) como autor (a) e 2 (dois) em coautoria. Caberá ao autor (a) principal submeter os trabalhos de comunicação oral no formulário de inscrição online e em papel timbrado, conforme o modelo disponibilizado no site do evento para download, indicando o nome dos (as) coautores (as). Caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho, tão pouco na publicação dos Anais/E-book.

Baixar papel timbrado

03

Do formato

O trabalho completo deverá ser digitado no Word for Windows (7.0 ou mais atual), conter entre 08 e 12 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento justificado. Os trabalhos em língua portuguesa devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT, sendo em língua estrangeira ficará critério da autoria a utilização das normas da APA. Deve-se evitar o uso de notas de rodapé, sendo a revisão textual de responsabilidade do (a) autor (a) e coautores (as).

O corpo do trabalho de comunicação oral terá de constar:

  • O título do trabalho em letra maiúscula, negrito, alinhamento centralizado, em Times New Roman, tamanho 12. Em seguida, em espaço simples, o nome do (a) autor (a) e coautores (as) com apenas as iniciais em maiúsculas, com alinhamento à direita. Abaixo de cada autoria/coautoria, em espaço simples, terão de ser registradas suas respectivas funções, instituição (ões) e e-mail, com alinhamento à direita, tamanho 11.
  • Resumo (mínimo de 150 e máximo 250 palavras, ver orientação a seguir);
  • Introdução com problema de pesquisa, objetivos, procedimentos metodológicos adotados;
  • (Seções com o desenvolvimento do artigo (discussão teórica e resultados alcançados);
  • Considerações Finais;
  • Referências.

O resumo deverá ser digitado no Word for Windows (7.0 ou mais atual), fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples, alinhamento justificado, e conter entre 150 e 250 palavras, devendo conter os objetivos, a metodologia, informações do (s) objeto (s) de estudo ou a relação existencial entre estes e os principais resultados. Abaixo um espaço simples apresentando três a cinco palavras-chave, separadas por ponto final.

04

Da apresentação

No dia, local e horário estipulados para a apresentação do trabalho, pelo menos um dos componentes da autoria (autor/a ou coautor/a) deverá estar presente. O trabalho terá de ser apresentado em no máximo 10 minutos, utilizando-se projeção multimídia, ou não ficando esta decisão a critério da autoria. O projetor multimídia será ofertado pela organização do X FIPED para aqueles que dele farão uso.

05

Importante

  • Cada trabalho de comunicação oral deverá estar vinculado a apenas um dos GTs, reservando-se à comissão científica do evento o direito de reclassificar a área temática. O trabalho receberá a avaliação de aprovado, aprovado com correções ou reprovado. Um mesmo trabalho não será submetido duas vezes à correção. Ou seja, após envio do trabalho que foi indicado para retificação, é importante que a autoria se certifique de que todas as correções foram realizadas, pois não haverá nova submissão.
  • Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a submissão dos trabalhos de comunicação oral, sejam eles autores (as) ou coautores (as).
  • Recomenda-se que todos os trabalhos de comunicação oral sejam cuidadosamente revisados antes da submissão para que seja evitada a sua eliminação.

Faça parte do grande Fórum Internacional de Pedagogia da atualidade!